A podosfera só crece no Brasil (e em todo mundo).

Segundo relatório publicado em outubro do ano passado pela Deezer, o consumo de podcasts no Brasil cresceu 177% em sua plataforma no período de 12 meses. Aumentou 67% entre janeiro e setembro do ano passado, se forem consideradas todos os principais serviços de streaming disponíveis na web. Assim, 04 em cada 10 internautas brasileiros já ouviram algum programa de podcast.

Outra pesquisa, realizada pelo Ibope, indicava em meados de 2019 que, dos 120 milhões de internautas brasileiros, 40% deles, ou seja, 50 milhões de pessoas, já ouviam algum tipo de programa de áudio. Em abril deste ano, em uma pesquisa internacional da Global Web Index, o consumo de podcasts durante a quarentena cresceu globalmente 18%, sendo 24% somente entre os millennials. Atualmente, o Brasil é o segundo maior mercado do mundo para podcasts, atrás apenas dos Estados Unidos, informa a Podcasts Stats Soundbite.

Uma grande oportunidade para as marcas

Os podcasts se configuram uma excelente oportunidade para as mais diferentes marcas, conversando diretamente com seu público. Nos Estados Unidos, temos grandes exemplos, como Tinder, falando de relacionamento, Mastercard de finanças, Ebay de empreendedorismo, Gatorade de esportes e tantos outros exemplos. Esse entendimento se mostra na pesquisa da Edison Research, onde mais de 54% dos ouvintes estão mais propensos a considerar marcas que eles escutaram apoiando seus podcasts.

Mas se o Brasil já vinha em um ritmo acelerado no crescimento de audiência de podcasts, durante a pandemia, outro índice também subiu: o de produção de podcasts. O Brasil lidera o ranking de países onde aumentou o conteúdo desenvolvido para esta mídia. Segundo o relatório State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest, o Brasil é o Top 3 em produção.

Se no mundo de hoje a estratégia de comunicação deve ser omnichannel, fica a dica: aproprie-se de um território, adote um podcast! Eles tem o poder de assumir contornos de branded, transmitindo a essência e a mensagem da marca aos seus ouvintes.

Arquivos

NEIL Todos os direitos reservados.
PT EN ES
CONTATO

FALE COM A GENTE