O medo de escolher nos transforma em ninguém

Quais as consequências das suas escolhas?

O medo de escolher nos transforma em ninguém

“Mr. Nobody” é um filme do diretor belga Jaco Van Dormael que narra o processo de descoberta de Nemo, nosso protagonista interpretado pelo incrível Jared Leto. Nemo vai escolhendo o caminho da sua vida aos poucos, começando pela decisão entre ficar com o seu pai ou a sua mãe.

Quais seriam as consequências dessa decisão? Como seria a sua vida com cada um deles?

O filme traz à tona três dimensões (não são as únicas, mas as mais recorrentes), onde em cada uma o protagonista é alguém diferente. E diante de tantas possibilidades, somos naturalmente instigados a refletir sobre um tema importante: Nós fazemos nossas escolhas ou são elas que nos fazem?

A ilusão de Nemo gira em torno da “não escolha”: Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível?

Não escolher não seria em em si uma escolha?

A filme é cheio de frases e pensamentos que definitivamente nos tiram do lugar comum.

“Tudo poderia ter sido outra coisa, e seria igualmente importante… Não existem escolhas erradas, nós fazemos escolhas e elas nos fazem, o que vem primeiro eu não sei, mas não acho que isso não importa, o que é importante é perceber que o medo de escolher nos transforma em Ninguém…acreditando que tudo permanece possível, mas nada se concretiza. Mas isso é tudo ilusão.”

Será que o mundo no qual vivemos hoje existe de verdade?

Será que tudo não passa de fantasia?

E se for?

Mesmo que tudo seja imaginação, isso não significa que não seja real. No fundo, a verdade é que tudo não passa de uma simples questão de escolhas. Nisso você pode acreditar.

Antônio Noir
About Author

Antônio Noir