Disparam as buscas sobre a marca “KN” no Google
O redesign de sua logomarca tornou-se um problema para a KIA
A identidade visual da KIA sempre foi bastante clara em sua leitura. No entanto, em janeiro de 2021, a marca coreana atualizou seu logotipo. A borda oval com as três letras distintas foi substituída por um estilo mais moderno, no qual todos os caracteres fazem parte de uma linha contínua.
A abordagem abstrata e minimalista, desenvolvida pelo estúdio Blackspace, acabou tornando a identidade visual irreconhecível para muitas pessoas, apesar de seguir a forte tendência no branding design em transformar a identidade visual de marcas muitas vezes já consolidadas em algo mais simples e esteticamente mais agradáveis.
A mudança na tipografia fez com que as duas últimas letras se assemelhassem a um ‘N’ invertido, causando perplexidade.
Através da ferramenta Google Trends, que permite visualizar a popularidade de termos ou palavras nas buscas do Google, é possível observar um gráfico que indica o aumento nas pesquisas pela suposta nova marca “KN”. Segundo a ferramenta, a Croácia é o país onde as pessoas manifestaram mais confusão com a mudança, seguida pelos Estados Unidos e Irlanda.
Uma pesquisa realizada pela Rerev indicou que apenas 56% dos entrevistados foram capazes de ler o logo corretamente, com as letras “KIA”. Outros 44% deram respostas incorretas, sendo “KN” a confusão mais comum para 26%.
Mas diante de tanta confusão e burburinho, fica uma lição: quando as pessoas olham para um logotipo, precisam compreendê-lo mais facilmente, de maneira clara e direta. O ideal é que possam lê-lo de forma rápida, afinal, é na velocidade do consumo diário que farão o contato e começarão a criar vínculos com uma marca. Elegância não pode sobrepor a funcionalidade. E ponto final.