O poder da nostalgia presente no design
A SOSO, empresa de design que trabalha com uma gama impressionante de clientes na criação de espaços e experiências
A SOSO, empresa de design que trabalha com uma gama impressionante de clientes na criação de espaços e experiências por meio de narrativas e tecnologia de ponta, divulgou recentemente um punhado de previsões para as tendências de design experiencial para 2023.
Dentre elas, o uso amplificado da estética retrô merece destaque. Segundo a SOSO, a aparência geral do design de experiencia se orientará pela arte de baixa resolução e fidelidade, remetendo a uma época entre o final dos anos 1980 e o início dos anos 2000.
“Em um mundo de designs elegantes, nítidos e de alta fidelidade, a estética desajeitada, pixelizada e lo-fi pode ser ainda mais interessante para as pessoas”, argumenta Yaxuan Liu, designer e tecnólogo da empresa.
Da mesma forma que vemos a Geração Z gravitar em torno dos estilos e vibrações do Y2K – o estilo inspirado na moda do final da década de 90 e início dos anos 2000 – continuaremos a ver a estética do design retro recontextualizada para a era moderna.
“O poder da nostalgia não é novidade”, acrescentou Liu. “Devemos lembrar que não há nada de inovador em olhar para o passado. O estilo barroco, por exemplo, reelaborou o Renascimento, e o pós-modernismo reelaborou e combinou outros estilos anteriores.”
Mas é esta mistura de estilos ao longo da história que gera o trabalho mais inesperado e emocionante. “Bons artistas que criam arte e design emocionantes remixando estéticas passadas farão isso desafiando ou subvertendo o significado de certos elementos”, defende ele.